quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Com a palavra, os pilotos

A bagaça vai começar

Pelo segundo ano consecutivo a organização da Copa BH de Kart ouviu os pilotos para formatar o regulamento da competição.

Ao todo, 25 barbeiros participaram da pesquisa e contribuíram para a construção das regras do campeonato 2017, que começa no dia 16/02.

Vamos aos números obtidos:

Palmas para a organização:

Em primeiro lugar, um momento de confetes para a comissão: 92% dos participantes consideraram a organização do campeonato como boa ou excelente. A menor nota dada ao campeonato foi 6, escolhida por 8%. É um resultado melhor do que o obtido no ano passado!

Regras para o campeonato:

O grid invertido e a variedade de traçados foram os itens mais bem avaliados, com 66% de aprovação cada um.

Depois veio o descarte de provas (41%), as punições (33%), a largada em fila indiana (29%) e a premiação para os 5 primeiros (8%).

Sugestões:

Dos 25 pilotos que responderam, 24 deram alguma sugestão de melhorias para o campeonato. Elas podem ser divididas em 4 grandes grupos:


  • Grid Invertido: embora os pilotos aprovem a regra, alguns pilotos sugeriram que a inversão ocorresse em apenas parte dele. Alguns disseram que apenas os 10 primeiros deveriam ser invertidos, outros sugeriram que fosse para os 20 primeiros. Como a comissão está sempre atenta, e também ouviu esses mesmos pedidos em outros canais, inclusive na pesquisa do ano passado, o regulamento foi mudado para que fosse feita a inversão dos 15 primeiros.
  • Pontuação: muitos pilotos sugeriram que o vencedor ganhasse mais pontos, o que foi implementado. A partir de 2017, quem ganhar a corrida leva 31 pontos.
  • Lastro: foi sugerido um aumento no lastro, e o mesmo foi passado para o mínimo de 95 KG.
  • Fiscalizações e trocas de kart: muitas sugestões foram no sentido de intensificar punições e estabelecer regras mais rígidas para trocas de kart. Aqui cabe um comentário: os membros da comissão também são pilotos e, como tal, quando baixa a bandeira verde estamos concentrados nas nossas corridas. Dito isso, é impossível fiscalizar toques, batidas e casos de trocas de kart sem que o equipamento apresente um problema aparente. Por isso, essas regras não serão mudadas agora, mas a comissão segue em contato permanente com os fiscais do RBC, que são os responsáveis por fiscalizar os movimentos na pista e garantir a qualidade dos karts.


Favoritos de 2017

E vamos agora àquela hora gostosa de saber quem os pilotos elegeram como os favoritos para vencerem o campeonato este ano. Com vocês, os eleitos:



Júlio Gervásio - 58,33%


Ronan Emediato - 58,33%
Bruno Scopim - 54,17%

Marcelo Maia - 50%

Laurence Martins - 20,83%

Bruno Aleixo - 12,5%

Flávio Rodrigues - 4,17%

Marco Antônio - 4,17%



terça-feira, 24 de janeiro de 2017

"Hoje não, hoje não, hoje sim..."

A foto não deixa dúvidas: estava um calor da porra no RBC

A Copa BH de Kart 2017 começou com polêmica da grossa. Era só uma corrida amistosa, mas uma manobra na linha de chegada do RBC Racing gerou enorme controvérsia, protestos e vaias que lembraram o lendário GP da Áustria de 2002, quando Barrichello deixou Schumacher ultrapassá-lo, na linha de chegada.

Mas não adianta espernear. O STJB (Superior Tribunal de Justiça dos Barbeiros) confirmou a vitória de Bruno Aleixo na prova de lançamento do campeonato 2017. Na sua decisão, o desembargador Rubens Felipe Massa Barrichello de Berger e Patrese escreveu que Pabllo "acidentalmente confundiu o freio e o acelerador do kart na linha de chegada", depois de liderar toda a prova sem ser incomodado em nenhum momento. Em depoimento, o próprio Pabllo confirmou a distração, mas não explicou de onde vieram os 2 milhões de dólares que, misteriosamente, apareceram na sua conta bancária.

Sérgio levou a DNA Racing ao 3º lugar
Mas essa polêmica não foi capaz de apagar o brilho do evento, que contou com 20 pilotos na pista e mais uma pancada de espectadores nas arquibancadas. Além da vitória de Bruno Aleixo, o ensolarado domingo ainda viu uma atuação de gala de Sérgio Sampaio (3º) e Flávio Leocádio (5º), mostrando que a equipe DNA Racing será uma forte candidata ao título em 2017. Ronan largou os espetos de churrasco para conquistar a 4ª posição e mostrar que, este ano, não está mais para brincadeiras.


Kleipaul pressiona Marcelo:
o campeão de 2015 em apuros
O atual campeão Bruno Scopim estreou levando um enorme nabo do seu novo companheiro Rodrigo Marques, mostrando que a disputa pelo posto de primeiro piloto da Sitor Racing será acirrada. Infelizmente, os espectadores não puderam ver o brilho de Júlio, Marcelo e Laurence, sempre favoritos ao título, que andaram no pelotão de trás a maior parte do tempo. O mesmo vale para Hélio,que decidiu testar uma nova modalidade: o arremesso de motor.

Rogério também esteve na pista e levou toda a sua família para testemunhar seu novo salto, que começou a ser desenvolvido na última etapa do ano passado. Mas, felizmente, o piloto manteve-se distante dos trampolins e acabou terminando apenas na 11ª posição, atrás do seu companheiro de equipe Diego.

Rodrigo e Israel deixam Scopim para trás: defender o título é o desafio de 2017

Em busca de uma equipe para correr, Luis Fernando voltou às pistas depois de um ano em total inatividade, o que foi demonstrado pelo tamanho da língua que saía de sua boca ao final da prova.

Agora, os pilotos preparam-se para a primeira etapa oficial da Copa BH de Kart 2017, que está marcada para o dia 16/02. Será que nas provas pra valer teremos outra marmelada? Provavelmente não.

Classificação Final - Evento de lançamento da Copa BH de Kart 2017

1º) Bruno Aleixo - Esquadrilha dos Aloprados
2º) Pabllo Namorato - Convidado
3º) Sérgio Sampaio - DNA Racing
4º) Ronan Emediato - SpeedDog
5º) Flávio Leocádio - DNA Racing
6º) Rodrigo Marques - Sitor Racing
7º) Bruno Scopim - Sitor Racing
8º) Israel Meliuz - Meliuz Neuroracing
9º) Rodrigo Kleinpaul - Meliuz Neuroracing
10º) Diego Moreira - KZ Racing Team
11º) Rogério Policarpo - KZ Racing Team
12º) Júlio Gervásio - MMAP Racing
13º) Marcelo Maia - Hackers
14º) Alexandre Soares - Racing Fast
15º) Flávio Rodrigues - North Racing
16º) Luis Fernando - Convidado
17º) Laurence Martins - Esquadrilha dos Aloprados
18º) Leonardo Assis - Maverick Racing Team
19º) Eduardo Braga - Racing Fast
20º) Hélio Pedroli - MMAP Racing

Volta mais rápida

Bruno Aleixo - Esquadrilha dos Aloprados (1:08.714)

Pódio da etapa de lançamento: Bruno Aleixo (1º), Pabllo (2º), Sérgio (3º), Ronan (4º) e Leocádio (5º)
Classe de 2017 quase completa: são esses barbeiros que contarão a história da Copa BH de Kart este ano


A multidão nas arquibancadas com os pilotos


segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Copa BH de Kart - Regulamento 2017

1) Pontuação

1º) 31
2º) 28
3º) 26
4º) 24
5º) 22
6º) 20
7º) 18
8º) 16
9º) 14
10º) 12
11º) 10
12º) 9
13º) 8
14º) 7
15º) 6
16º) 5
17º) 4
18º) 3
19º) 2
20º) 1

Melhor volta – 02 pontos

1.2) Critérios de desempate
1º) nº de vitórias
2º) Melhores colocações
3º) Número de participações no campeonato
4º) Número de desclassificações
5º) Moedinha

1.3) Descarte de resultados
Ao final do campeonato, o pior resultado de cada piloto ao longo do ano* será desconsiderado para a classificação final.

*Caso haja algum problema em relação a datas, um novo descarte poderá ser adicionado, a critério da comissão. 


2) Comissão organizadora - Pilotos
_ Bruno Aleixo
_ Marcelo Maia
_ Ronan Emediato

A Comissão Organizadora da Copa BH de Kart tem a função de organizar as etapas e o campeonato, zelar para que o regulamento e fiscalizar a atuação dos pilotos nas etapas.

3) E-mail
Os assuntos referentes a organização do campeonato, devem ser sempre tratados por e-mail, deixando o Whatsapp para o restante. O endereço eletrônico é copa-bh-de-kart-oficial@gmail.com.

4) Participação
_ Participam do campeonato os pilotos que requererem sua inscrição junto à Comissão Organizadora e tiverem seus pedidos aceitos.
_ É obrigatório que os participantes oficiais estejam inscritos em equipes.

4.1) Confirmação a cada corrida
A confirmação da participação será feita da seguinte maneira: uma semana antes da corrida, será enviado um e-mail avisando a data, horário e traçado da pista apenas para os participantes. Este e-mail considera que todos estão confirmados. Caso alguém não possa ir, deverá se manifestar por e-mail. A planilha do Google ficará com acesso disponível apenas para a Comissão Organizadora.

4.2) Convite
O piloto que quiser convidar alguém, deverá enviar o pedido a comissão por e-mail. Os pedidos serão analisados em ordem de chegada e a comissão vai decidir se o piloto a ser convidado pode ou não correr. Não serão aceitos pilotos sem experiência com karts.
Os convidados ocuparão as últimas posições do grid de largada, mesmo que participem de duas provas seguidas.
Os convidados terão sua classificação final descartada e seus pontos não valerão para o campeonato.

4.3) Número de participantes
As provas contarão com um número máximo de 28 participantes. Caso algum titular não possa ir, abre-se uma nova vaga para convite. Dessa forma, ficam disponível 2 karts para troca, em caso de problema mecânico.

5) Corrida
5.1) Sorteio de karts
Os karts serão sorteados antes da corrida.Não é permitida nenhuma alteração nas peças ou no conjunto do kart a fim de proporcionar melhor desempenho.

5.2) Lastro
Peso mínimo de 95 KG para todos os pilotos. Cada lastro pesa 5 KG. É obrigatória a pesagem de todos os pilotos antes da prova.

5.3) Formação do Grid de Largada
O grid de largada será formado da seguinte maneira:
1º e 15º colocados: serão definidos pela posição obtida na corrida anterior*, invertendo-se a classificação. Assim o 15º sai em 1º, o 14º em 2º e assim sucessivamente.
15º lugar em diante: Pilotos em ordem de classificação da última prova + pilotos ausentes da corrida anterior, na ordem de comunicação de ausência + convidados, na ordem em que foi feito o pedido de convite.

*Na primeira etapa será adotado o sistema de classificação. A partir da segunda etapa, adota-se o sistema descrito anteriormente. 

5.4) Sistema de largada
Para a largada, forma-se uma fila indiana e o primeiro colocado puxa a fila em direção a bandeirada. São colocados dois cones na linha de chegada e todos da fila devem passar entre esses cones. Após isso, a corrida está valendo

5.5) Troca de Kart*
A troca de kart é permitida após a volta de alinhamento para o grid, sem prejuízo da posição do piloto. Durante o corrida, o piloto pode trocar de kart por sua conta e risco.

* Para a primeira etapa do ano, a troca de kart realizada após o treino oficial, obriga o piloto a largar na última posição do grid. 

6) Punições
Os pilotos que forem advertidos pelo kartódromo, por conduta anti-desportiva, serão penalizados com 10 segundos de acréscimo em seu tempo final.

Os pilotos que se sentirem prejudicados e tiverem provas em vídeo, poderão enviar o material para análise da Comissão, que determinará se o infrator será punido ou não. Caso algum membro da Comissão esteja envolvido no acidente, ele não participará do julgamento.

7) Calendário (Já pré agendado)
Todas as provas serão disputadas às 22 hs nos dias abaixo
OBS: Só será possível mudar o traçado se a bateria for fechada, ou se todos os pilotos que estiverem disputando a bateria aberta concordarem.

7.1) Etapas

1ª Prova - 16/02
2ª Prova - 16/03
3ª Prova - 27/04
4ª Prova - 18/05
5ª Prova - 08/06
6ª Prova - 06/07
7ª Prova - 03/08
8ª Prova - 24/08
9ª Prova - 14/09
10ª Prova - 19/10
11ª Prova - 16/11
12ª Prova - 14/12


8) Equipes
Inscritas no início do campeonato. Caso alguém queira formar uma equipe, é só enviar por e-mail (copabhdekart@gmail.com)

Sitor Racing
1- Bruno Scopim
8 - Rodrigo Marques

MMAP Racing
2 - Julio Gervasio
9 - Hélio Pedroli

Esquadrilha dos Aloprados
3 - Laurence Martins
5 - Bruno Aleixo

Speed Dog
 7 - Ronan Emediato
 15 - Alexandre Motta

Hackers
4 - Marcelo Maia
6 - Marco Antônio

Scuderia KIP
13 - Leandro Lélis
20 -Rodrigo Soares

Scuderia Maranello
18 - Carlos Menezes
30 - Douglas Rodrigues

DNA Racing
16 - Sérgio Sampaio
21 - Flávio Leocádio

KZ Team Racing
11 - Rogério Policarpo
12 - Diego Belarmino

Maverick Racing Team
19 - Leonardo Assis
23 - Leonardo Soares

Meliuz NeuroRacing
22 - Rodrigo Kleinpaul
32 - Israel Meliuz

North Racing
10 - Flávio Henrique
17 - Juliano Schimdtberger

Duarte Motor Racing
26 - Matheus Duarte
27 - Gustavo Duarte

Racing Fast
28 - Eduardo Braga
29 - Alexandre Soares

Informações:
_ Todos os dados do campeonato são registrados no site
http://pentagrama.homeip.net:9001/homologacao/kartmobile/

Notícias sobre o campeonato:
http://copabhdekart.blogspot.com.br/